CDL Farroupilha

Publicado em 31 de Julho de 2020

Eventos em tempos de pandemia



O isolamento social foi uma das medidas preventivas adotadas para tentar conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), com isso o setor de eventos sofreu drasticamente. Diante dos adiamentos e cancelamentos de muitos eventos agendados para acontecer em 2020, os empresários do segmento tiveram que se reinventar. Para amenizar os impactos da crise, o mercado de eventos encontrou nas transmissões online uma alternativa importante para retomar as atividades no setor. Aliando tecnologia e muita criatividade, a cada dia surgem novos formatos de eventos digitais: lives, webinars, reuniões, congressos, celebrações religiosas, formaturas, casamentos, etc.


O evento online é uma mídia distribuída pela internet usando tecnologias como streaming, on demand e transmissão ao vivo. Seu conteúdo pode ser transmitido em tempo real ou a partir da liberação de acesso de um conteúdo já gravado e restrito. Há inúmeras formas de oferecer o acesso aos participantes (pago ou gratuito), assim como de desenvolver experiências interativas bastante impactantes e inovadoras, como enquetes e gamificação, por exemplo.


Da mesma forma que um evento presencial, um evento online também exige planejamento e organização para que a execução alcance o resultado esperado. Com o movimento do mercado, surgiram diversas alternativas para que realmente funcionem de maneira eficiente. Os formatos vão desde os mais simples, onde basta transmitir a imagem da câmera do celular da própria casa, até os mais complexos, que demandam maiores cuidados e uma produção mais rebuscada.


O novo cenário permitiu que os fornecedores de equipamentos audiovisuais se reinventassem, disponibilizando aos produtores toda uma estrutura de sonorização, gravação, transmissão, estúdio e equipe técnica, adotando sempre os protocolos de segurança. Para participantes e palestrantes, os sinais são transmitidos de suas casas, mas com equipes técnicas in loco, compostas de duas ou três pessoas no máximo, preparadas para realizar a filmagem, montar cenário e até fornecer uma rede de internet mais adequada para evitar problemas na transmissão.


Os eventos online têm sido uma boa opção, principalmente em relação ao custo, já que o aluguel de espaços e serviços são baixos ou, na maioria dos casos, inexistentes. Enquanto os salões limitam o número de convidados para o seu evento, as plataformas online permitem acesso praticamente ilimitado, com pessoas de locais distantes que em outras condições jamais poderiam participar da reunião. Além disso, os canais online permitem o uso de ferramentas e aplicativos que estimulam a interação e convidam os espectadores a participarem de maneira mais fácil e intuitiva. Utilizar a internet para potencializar o alcance de um evento é uma forma eficiente de otimizar os recursos e gerar resultados.


A responsável pela empresa ByTop Eventos, Simony Marinho, garante que o bom uso da tecnologia é capaz de garantir a viabilidade de eventos corporativos com segurança e conteúdo relevante neste momento complicado da pandemia. Segundo a especialista, “o mundo pós-pandemia trará inúmeros aprendizados e o maior deles, seguramente, será a responsabilidade e conexão individual com o compromisso coletivo. Um novo mindset que se ancora na exponencialidade e interdependência”.


Porém, apesar de toda iniciativa para manter as empresas em atuação, as expectativas para que o setor de eventos encontre a normalidade pós-pandemia é de longo prazo. Especialistas apontam que para minimizar os impactos nesse setor é necessária a atuação conjunta das entidades de apoio do setor de negócios e eventos. Trabalhando junto é possível elaborar projetos e políticas assertivas para desenvolvimento do setor e recuperação da economia.

Eventos Online


Os eventos online têm sido uma maneira de democratizar o acesso a conteúdos relevantes, o que garante uma boa audiência e, consequentemente, patrocinadores e parceiros para viabilizar tudo isso.


Confira alguns dos eventos do setor varejista que estão sendo organizados para ocorrerem de forma online, explorando todo o potencial da tecnologia e a segurança do distanciamento.


Global Retail Show (13 a 19 de setembro): Organizado pela Gouvêa de Souza Eventos, trata-se de uma plataforma de discussão sobre tendências, insights, aprendizados e melhores práticas no mundo pós-Covid 19. Entre os palestrantes estão grandes nomes como Abílio Diniz, Rudoplh Giuliani, Claudia Abreu, Hector Nuñez, Ricardo Bonemy, Sérgio Saraiva, dentre outros.
https://www.globalretailshow.com/



CONAREC (07 e 08 de outubro): “Anormal e antinormal: o despertar de um consumidor em reconexão”, este é o tema deste evento que busca apresentar como será a nova relação entre empresas e clientes e contará com renomados palestrantes nacionais e internacionais como Nancy Giordano, Michael Barbera, dentre outros.
https://www.conarec.com.br/



Por Cinthia Costa e Daniel Sakamoto





cadastre-se e receba
nossas novidades
Nataly Valentini, 317 Sala 02, Bairro do Parque - CEP: 95170150 (No Largo Carlos Fetter) | (54) 3261-2766