As trocas de experiências e as vivências adquiridas na CDL Jovem Farroupilha, proporcionam aos participantes um rico aprendizado, não encontrado em qualquer escola. E esse conhecimento é essencial para o aprimoramento das ações, pois a CDL Jovem Farroupilha agrega inovação, atitude, quebra de paradigmas, idealismo e novos conceitos à entidade. Além disso, possuí um alto poder de mobilização social , necessário em qualquer entidade, que pode ser utilizado para alavancar ações em prol da classe.
Fundada em 2006 a CDL Jovem organiza diversas campanhas sobre assuntos de impacto social como:
DL1 - Dia da liberdade de impostos
A alta carga tributária do nosso país, somada ao baixo retorno dos valores arrecadados para a educação, saúde e infraestrutura, motivou a CDL Jovem Farroupilha a Realizar esta campanha que tem como principal objetivo, concientizar o consumidor da alta carga tributária do Brasil. A campanha foi realizada nos meios de comunicação (rádios/jornais/tv) com o propósito de informação.
É uma ferramenta para identificar, corrigir e aprimorar a proteção de serviços, dos mais variados tipos de negócios, através de pesquisa que propõe uma avaliação prática e eficaz do atendimento ao cliente. São avaliadas as qualidades e falhas no atendimento recebido, além de averiguar as rotinas praticadas junto aos clientes. Após a avaliação, é feito um jantar para a entrega dos resultados. São três empresas destaques, que além de receberem o troféu são contempladas com cursos de liderança.
Conscientizar jovens motorista sobre a importância da direção responsável, para que dirijam com redobrada atenção, evitando colocar em risco a própria vida e a do outro. Este é o propósito da Campanha “Eu curto ser um motorista responsável”, desenvolvida pelo CDL Jovem Farroupilha. Neste projeto contamos com o apoio do Resgate Voluntário, Brigada Militar, Centro de Formação de Condutores de Farroupilha e grupo de Escoteiros. O projeto sempre acontece no mês de Setembro. No dia do projeto, são feitas blitz educativas de conscientização e entrega de materiais, como folders explicativos e lixa car. No dia também são feitas simulações de acidentes de trânsito para despertar o interesse da população.
No período eleitoral municipal, é feito um debate político entre os candidatos. Os candidatos apresentam suas propostas e respondem questionamentos feitos pelos associados da entidade e público em geral.
O objetivo desde projeto é preparar as futuras gerações para desenvolver competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas. O projeto será aplicado em escolas estaduais para turmas do terceiro ano do ensino médio.